Santa Bárbara do Sul: #Cenas de #tragédia e destruição

No bairro Loeblein onde mais de 300 famílias foram atingidas, conversei com diversos moradores. Casas comerciais, oficinas, pavilhões, lojas e residências foram devastadas.

Precisei ver de perto a destruição que o temporal causou na noite de sábado no município de Santa Bárbara do Sul.  Ao vivo a cena é ainda mais devastadora, prestei minha solidariedade aos moradores que perderam suas casas, e seus bens. Impressionante o que a força do tempo foi capaz de fazer.Nas ruas vemos imagens de guerra, partes de telhados de casas por toda a cidade, árvores quebradas, automóveis destruídos.  Mas o mais triste e ver no rosto das pessoas a decepção de ter perdido a obra de uma vida inteira em poucos minutos.

Vim oferecer mais do que a ajuda de deputado federal, vim a Santa Bárbara me solidarizar e oferecer meu ombro amigo!

Irei questionar os órgãos de defesa civil do Estado do Rio Grande do Sul com aporte de recursos para a reconstrução da cidade. A defesa civil está fazendo o levantamento dos prejuízos das comunidades atingidas. Também estão sendo providenciados recursos e empréstimos a juros subsidiados via Badesul para as empresas atingidas que tiveram seus pavilhões e lojas destruídas.

COLABORE COM A CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE às famílias desabrigadas de SANTA BÁRBARA DO SUL.
Qualquer quantia em dinheiro podem depositadas para o FUMDC – SOS de Santa Bárbara do Sul (Fundo Municipal de Defesa Civil).
BANRISUL
Agência 0341
Conta corrente: 040108420-0

(ZH de hoje)

Número de casas atingidas por temporal em Santa Bárbara do Sul chega a 120

Prefeitura e Defesa Civil fazem um levantamento dos estragos. Pelo menos 20 residências foram totalmente destruídas

Mesmo depois de dois dias da passagem de um forte temporal por Santa Bárbara do Sul, no noroeste do Estado, o cenário ainda é de destruição. Nesta segunda-feira, a prefeitura e a coordenadoria regional da Defesa Civil fazem um levantamento dos estragos. Os números preliminares são de cem casas danificadas e 20 totalmente destruídas nos bairros Centro, Loeblein, Fátima, Cohab e Juventude.

O fenômeno, que aconteceu na noite de sábado, atingiu uma faixa de cerca de um quilômetro e destelhou casas, derrubou postes, arrancou árvores e deixou boa parte da cidade sem luz. A ventania começou por volta das 21h30min e, em poucos minutos, arrasou os cinco bairros. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o evento ocorrido na cidade foi um tornado.

Por enquanto, a reconstrução ocorre somente nas residências que não foram totalmente destruídas. Algumas receberam lonas nos telhados e outras, reparos pontuais. A maioria dos desabrigados está em casas de parentes ou amigos e alguns aproveitam o dia de sol para procurar pertences em meio aos escombros.

Andressa de Arruda, 14 anos, que perdeu a casa no temporal, é uma delas. No local onde morava com o pai e um irmão de 11 anos, ela busca itens pessoais e as ferramentas do patriarca da família. Conforme consegue recuperar os pertences, vai colocando tudo em uma mochila.

Segundo a assessoria de imprensa da RGE, a reconstrução da rede elétrica já foi concluída e a distribuição de energia já está normalizada. Na tarde desta segunda-feira, equipes da Defesa Civil estadual chegarão à cidade para ajudar nos levantamentos. Na tarde de domingo, o município declarou situação de emergência.

Fonte: Zero Hora

Anúncios

Um pensamento sobre “Santa Bárbara do Sul: #Cenas de #tragédia e destruição

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s