#CPI da telefonia: Mais e mais brasileiros insatisfeitos com o sistema da telefonia aderam a campanha contra as altas tarifas

Manifestantes vão ao Congresso Nacional mostrar a discrepância entre o valor da tarifa no Brasil e na Índia.
TARIFA NO BRASIL: Mais de 30 vezes mais cara. Além de péssima qualidade nos serviços.
Os protestos contra as ALTAS TARIFAS DE CELULAR estão aumentando. Na semana passada manifestante estiveram na Câmara dos Deputados, visitaram meu gabinete com o abaixo assinado com mais de 20 mil assinaturas e percorreram o salão verde e o plenário fazendo diversas encenações sobre a forma como o brasileiro utiliza o celular, com sinal ruim e tarifas absurdamente caras.
Estes manifestantes integram grupos de defesa do consumidor e entregaram um pedido ao deputado Marco Maia, com uma que vem referenciando esta campanha, nela está desenhado um mapa apontando valores das tarifas em outros países.

CPI da telefonia móvel sai com pressão popular

Há resistências fortes na base parlamentar do governo para instalar a CPI da telefonia móvel. O autor do requerimento, o deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS), colheu 188 assinaturas, 17 a mais do que o número mínimo regimental para instalar a comissão.

Agora falta combinar com os colegas. Embora ele aposte que a CPI tem 70% de chances de vingar, há um longo caminho até fazer as empresas do setor explicarem no Parlamento os seus preços, a qualidade de seus serviços e o destino de parte da receita para investimentos.

O processo está, agora, nas mãos do presidente da Câmara, Marco Maia. Há seis pedidos de CPI encalhados: Ecad, Operação Monte Carlo e trabalho infantil. Pelo regimento, a Casa pode ter cinco CPIs simultâneas. Atualmente, são três: trabalho escravo, tráfico de pessoas e exploração sexual. Só depende de Maia fazer a fila andar.

Depende também de vontade popular. Nogueira iniciou uma campanha na internet de apoio à CPI. Ele sabe que sem pressão não sai.

Fonte: IG – Poder Econômico

Agora  o foco é pressionar o Presidente da Câmara, o Deputado Marco Maia, a instalar ainda neste ano, em meados de outubro, esta Comissão Parlamentar de Inquérito que irá investigar as altas tarifas cobradas pela telefonia e a relação entre as 4 grandes operadoras e a Agência Reguladora. Ao final desta investigação o objetivo é fazer as operadoras Vivo, Claro, Tim e Oi, cumprir as leis deste país onde estão instaladas e explorando o serviço.

Com a Campanha INSTALA, MAIA!

Populares querem chegar às 100 MIL ASSINATURAS no abaixo assinado e mostrar a força que os brasileiros têm diante de tanta insatisfação de um sistema altamente tarifado.

Uma reportagem feita em fevereiro de 2010, pelo Jornal da Gazeta de São Paulo, fala exatamente o que estamos debatendo hoje, e comprova que a insatisfação dos brasileiros não é nenhuma novidade.

O custo das ligações entre telefones celulares no Brasil é o segundo mais alto do mundo. As tarifas daqui só ficam abaixo das que são praticadas na África do Sul.
Entre os vilões, que jogam os preços lá em cima, estão a chamada taxa de interconexão, cobrada quando a ligação é feita entre operadoras diferentes, e os impostos estaduais e federais, que chegam a 42% do valor pago pelo usuário.

Veja o video:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s