O Brasil ainda não quitou sua dívida com os professores

A passagem do dia professor, data comemorada no dia 15/10 completou 50 naos de comemoração no Brasil em razão do decreto 52.682/1963, assinado pelo então presidente João Goulart, e publicado no Diário Oficial da União em 15 de outubro de 1963. A data deve-se a um marco da educação alusivo a 15/10/1827, dia consagrado à educadora  Tereza D`Ávila, quando Dom Pedro I editou o decreto que criou a ensino elementar.

 No Brasil, nesse momento, a data é marcada por intensas discussões sobre o efetivo cumprimento do piso nacional do magistério. Estatísticas qua apontam que a taxa de analfabetismo no país parou de cair e recentemente o ranking que põe o professor brasileiro com um dos mais mal remunerados no mundo são sinais que há muito a melhorar numa área fundamental para o desenvolvimento de um país.

O reajuste dos professores da rede pública de ensino está ameaçado. O número previsto para o ano é de 19%, mas estados e municípios querem barrar o aumento. O piso nacional nem chega ao cotracheque da maioria dos professores, tem estados e municípios que o piso não chega a um salário mínimo, o que é uma vergonha! A alegação de que o Ente não tem condições de arcar com o reajuste não pode prosperar, pois, tudo é uma questão de prioridades. Me parece que a conta poderia ser fácil, se   na formatação da peça orçamentária o gestor ir compromentendo os recursos  em ordem de prioridades; primeiro educação, segundo saúde, terceiro segurança e quarto infraestrutura, e, se não não sobrar para custeio de cargos em comissão, contratação de terceirizados para agradar a máquina de governança politica partidária, é simples! Não contrata! Não terceiriza! E pronto!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s